No dia 09 de Agosto de 2011 a comunidade escolar da E.M.E.F Antonio Oliveira Santana recebeu do Prefeito Alemão e da Secretária de Educação Profª Nêga um presente que há muito tempo era almejado. Foi consolidada a Reinauguração daquela instituição de ensino. A mesma passou por uma reforma, ampliação e adaptação. Foram construídas mais 04 salas: de apoio pedagógico, de informática, de leitura com um acervo de livros em braille e de atendimento especializado para os alunos com necessidades especiais , em especial 02 alunos do 4º ano com deficiência física e mental. O que era sonho para a comunidade, agora é realidade. Graças ao empenho do gestor e da Secretária de Educação deste município.
...De garantir que todos os alunos sejam aprovados no fim do ano.
O segundo semestre já começou, mas ainda é possível garantir que todos os alunos aprendam os conteúdos previstos e sejam aprovados no fim do ano. E nem é preciso fazer mágica. Basta organizar apoios pedagógicos que ofereçam às crianças e aos jovens com mais dificuldade o suporte necessário para que eles avancem conforme o esperado. A chave é proporcionar a atenção individualizada nas turmas, programando atividades de reforço desde o início do semestre.
Cinco são os passos fundamentais:
·Um diagnóstico preciso das necessidades de aprendizagem de cada um dos estudantes;
·O estabelecimento de metas de curtíssimo prazo;
·Um programa de sequências de atividades referentes aos conteúdos (diferentes das feitas na sala regular);
·Um cronograma bem definido;
·Uma avaliação que comprove que cada etapa está sendo vencida.
Turmas com níveis diferentes (o que fazer para os alunos avançarem?)
·Dica:organizar os alunos em grupos ou duplas durante as atividades para trocarem conhecimentos. É necessário que os alunos estejam em fase de alfabetização aproximada.
·Dedicar a maior parte da aula para alfabetizar;
·Planejar as atividades com materiais concretos;
·Ler e produzir textos variados e que façam sentido para os alunos;
Organização da sala de aula:
·Dica: O ideal é que a sala disponha de livros variados, cartazes, nomes e textos elaborados pelos alunos nas paredes e recortes de jornais e revistas do interesse da garotada “turma” ao alcance de todos.
Remanejo de turmas ou alunos
Pode ocorrer duas ou três vezes por semana ou conforme a necessidade da instituição, em consenso com os docentes. Os alunos que não precisam de reforço são distribuídos nas outras salas, ficando o professor titular somente com aqueles que necessitam de atenção especial.
As atividades desenvolvidas deverão ser diferenciadas das usadascotidianamente na sala sem efeito –Sugerimos:
·Leitura e interpretação de sílabas, palavras, frases e textos individual e coletiva;
·Escrita de palavras, frases e textos memorizados;
·Lista de nomes e objetos, caça-palavras, álbum seriado, jogos (bingo de silabas e palavras, soletrando, dominó, dama e rodízio de textos);
·Confecção de dicionário e agenda.
“Um fator determinante para a aprendizagem é a crença do professor de que o aluno pode aprender independente de sua condição social”.