...De garantir que todos os alunos sejam aprovados no fim do ano.
O segundo semestre já começou, mas ainda é possível garantir que todos os alunos aprendam os conteúdos previstos e sejam aprovados no fim do ano. E nem é preciso fazer mágica. Basta organizar apoios pedagógicos que ofereçam às crianças e aos jovens com mais dificuldade o suporte necessário para que eles avancem conforme o esperado. A chave é proporcionar a atenção individualizada nas turmas, programando atividades de reforço desde o início do semestre.
Cinco são os passos fundamentais:
· Um diagnóstico preciso das necessidades de aprendizagem de cada um dos estudantes;
· O estabelecimento de metas de curtíssimo prazo;
· Um programa de sequências de atividades referentes aos conteúdos (diferentes das feitas na sala regular);
· Um cronograma bem definido;
· Uma avaliação que comprove que cada etapa está sendo vencida.
Turmas com níveis diferentes (o que fazer para os alunos avançarem?)
· Dica: organizar os alunos em grupos ou duplas durante as atividades para trocarem conhecimentos. É necessário que os alunos estejam em fase de alfabetização aproximada.
· Dedicar a maior parte da aula para alfabetizar;
· Planejar as atividades com materiais concretos;
Organização da sala de aula:
· Dica: O ideal é que a sala disponha de livros variados, cartazes, nomes e textos elaborados pelos alunos nas paredes e recortes de jornais e revistas do interesse da garotada “turma” ao alcance de todos.
Remanejo de turmas ou alunos
Pode ocorrer duas ou três vezes por semana ou conforme a necessidade da instituição, em consenso com os docentes. Os alunos que não precisam de reforço são distribuídos nas outras salas, ficando o professor titular somente com aqueles que necessitam de atenção especial.
As atividades desenvolvidas deverão ser diferenciadas das usadas cotidianamente na sala sem efeito – Sugerimos:
· Leitura e interpretação de sílabas, palavras, frases e textos individual e coletiva;
· Escrita de palavras, frases e textos memorizados;
· Lista de nomes e objetos, caça-palavras, álbum seriado, jogos (bingo de silabas e palavras, soletrando, dominó, dama e rodízio de textos);
· Confecção de dicionário e agenda.
“Um fator determinante para a aprendizagem é a crença do professor de que o aluno pode aprender independente de sua condição social”.
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