É possível motivar os alunos a aprender?
Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam.
Motivação é um tema presente em muitos campos do saber, e na educação não poderia ser diferente. Em salas de aula de todo o Brasil, existem aqueles alunos ditos motivados e outros desmotivados.
Na escola, a motivação consiste em oferecer estímulos e incentivos apropriados para tornar a aprendizagem mais eficaz. O professor deve inicialmente responder a seguinte pergunta: que importância tem para meus alunos saber ou conhecer o que eu ensino?
Torna-se tarefa primordial do professor identificar e aproveitar aquilo que atrai o aluno, aquilo do que ele gosta como modo de privilegiar seus interesses. O aluno deve ser desafiado, para que deseje saber, e uma forma de criar esse interesse é dar a ele a possibilidade de descobrir, de desenvolver e de querer saber sempre.
Não existe receita de bolo para estimular um aluno, porém, um professor reflexivo avalia sua prática e busca formas de favorecer a relação de ensino-aprendizagem, o mesmo deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo:
Não existe receita de bolo para estimular um aluno, porém, um professor reflexivo avalia sua prática e busca formas de favorecer a relação de ensino-aprendizagem, o mesmo deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo:
Independentemente da disciplina ou série, é possível manter alto o nível de motivação adotando as posturas a seguir.
- Mostre-se entusiasmado com os conteúdos e as competências que está ensinando.
- Desperte a curiosidade destacando a relação do conteúdo com fatos corriqueiros.
- Seja claro e objetivo com seu aluno, esbanje palavras de gentileza;
- Trate seu aluno com curiosidade e ele lhe dará inúmeras pistas de como deseja ser tratado;
- Oriente a aprendizagem para a compreensão dos fenômenos, não para a memorização;
- Elabore atividades que mostrem como o aluno evolui;
- Mude a estratégia ao perceber que os alunos não aprenderam;
- Estabeleça metas realistas e explique detalhadamente os objetivos, combinando regras;
- Dê pistas de como superar as dificuldades sem revelar de imediato a solução;
- Evite avaliações negativas, comparativas e ameaçadoras da autoestima da turma;
- Ajude o aluno a sentir e a compreender que o professor existe para ajudá-lo;
- Ajude o aluno a sentir e a compreender a importância de ele próprio ajudar os seus colegas a aprenderem;
- Proporcione ao aluno experiências ou oportunidades onde ele possa utilizar a sua criatividade e apresentar propostas de resolução de problemas;
- Dê oportunidade para o aluno utilizar a sua liberdade de escolha e de expressão;
- Instigue seus alunos a trazer coisas de sua realidade. Motive-os a perceber o quanto a escola está próxima de suas histórias, suas necessidades e suas vontades.
- Dê tratamento igual a todos os alunos;
- Mostre-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;
- Seja paciente e compreensivo com os alunos;
- Procure elevar a autoestima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
- Utilize métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;
- Mostre-se aberto e afetivo para e com o aluno;
- Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;
- Fazer de cada aula um momento de real reflexão;
- Ter expectativas positivas acerca do aluno;
- Saber ouvir o aluno;
- Não ridicularizá-lo jamais;
- Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
- Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;
Espero que as dicas oferecidas possam ajudar você....
Um abraço, Alenilde.
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