terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como organizar e realizar o diagnóstico da aprendizagem dos alunos no início das aulas.

Diagnóstico para conhecer a nova turma
Nos primeiros dias de aula, o professor tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita que as crianças têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem.
O professor deve realizar a primeira sondagem no início do período letivo e, depois, ao fim de cada bimestre, mantendo um registro criterioso do processo de evolução das hipóteses de escrita das crianças.
Investigação individual
O melhor é que a atividade seja feita individualmente, com o professor chamando um aluno por vez, que deve tentar escrever algumas palavras e uma frase ditadas. Enquanto isso, o resto da turma precisa estar envolvido em uma atividade diversificada em que não seja necessária a ajuda do professor (a cópia de uma cantiga, a produção de um desenho, um jogo etc.)..
Na sondagem, a escolha certa das palavras e da frase (e da ordem em que elas serão ditadas) é essencial. Deve-se evitar que as palavras tenham vogais repetidas em sílabas próximas, como ABACAXI. Por exemplo: um aluno com hipótese silábica com valor sonoro convencional, que utiliza vogais, precisaria escrever AAAI. Os monossílabos ficam para o fim do ditado.
Observação e registro Ficar atento às reações dos alunos enquanto escrevem também é fundamental. Anotar o que eles falam, sobretudo de forma espontânea, pode ajudar a perceber quais as idéias deles sobre o sistema de escrita.
Terminado o ditado, é imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu. Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita, durante a leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não relações entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e o escrito - ou se lê aleatoriamente.
O ideal é que seja construída uma tabela que contenha a evolução das hipóteses de cada um, comparando quanto evoluiu ao longo do ano. Sugerimos que ao avaliar, o professor considere  em seus alunos os avanços de acordo com os níveis abaixo relacionados:
Pré Silábico I
A escrita é concebida como um desenho e a leitura com a interpretação do desenho.
Pré Silábico II
Escrevem com sinais gráficos figurativos do que está escrito. Letras e números podem estar associados a palavras inteiras ou uma página inteira de letras pode corresponder a uma só palavra. Ex. OAPRS123
Silábico
O aluno associa cada letra a uma sílaba. Ex. Bna = banana.
Alfabético
Associa duas letras ou dois sinais gráficos qualquer a pronuncia de uma sílaba. Compreende que uma sílaba não é mais escrita com um sinal gráfico. A escrita representa o som da fala. Ex. Eucumicocada.
Alfabetizado
O aluno lê, escreve e interpreta um texto simples, porém pode ter alguns problemas de escrita.

                    Espero que a sugestão proposta, possa lhe ajudar professor!
                                                           Alenilde.

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