quarta-feira, 21 de março de 2012

Metodologia para ensinar a ler e escrever em três meses.

Programa de Correção de Fluxo Escolar
GEEMPA - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação


O programa de correção de fluxo escolar do Geempa foi implantado no município de Breu Branco desde 2010. Se realiza no contraturno das aulas regulares. O programa visa reintegrar alunos nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar.
Os alunos permanecem freqüentando as aulas de suas turmas regulares, mas passam a integrar, pelo espaço de três meses, uma nova turma inteiramente constituída de alunos com o mesmo nível de conhecimentos, isto é, com um núcleo comum de competências. Esta nova turma tem três aulas semanais com a duração de três horas no turno inverso ao de sua classe regular, também identificada como turma extraclasse. Os  responsáveis por elas devem realizar em cada semana uma reunião de estudos sobre a metodologia em uso e num quinto dia de cada semana fazer o preparo de fichas e de materiais didáticos próprios para seus alunos. O professor para esta turma de Correção de Fluxo deve ter sido formado na metodologia do Geempa o que acontece num Curso Inicial de cinco dias e em encontros de formação continuada durante o tempo do programa de aprendizagem.
O objetivo da tecnologia consiste, enfim, em acertar o passo das aprendizagens escolares a partir do seu limiar fundamental, que é a aquisição da leitura e da escrita de um texto, para os alunos não alfabetizados em turmas de 2º, 3º, 4º... ano/série ou alunos que, embora já alfabetizados, não desenvolveram competências compatíveis com ano/série que estão freqüentando
A tecnologia do Geempa implica em uma renovação metodológica profunda. Ela trabalha com um novo paradigma e requer atualização de parte dos professores, sobre os quais recai a principal responsabilidade do êxito do programa. Eles devem ser apoiados pela Secretaria de Educação, supervisores, orientadores, coordenadores... que também são convocados a se formarem nesta metodologia.
A coordenadora do município professora Alenilde Araújo e as professoras: Ana Lucia, Maria da Paz e Maria Aparecida participaram do curso de formação continuada sobre a metodologia de trabalho do GEEMPA em Belém, no período de 27/02 a 02/03/2012. O curso foi ministrado pelas  doutoras: Esther  Pillar Grossi, Rosa ( pediatra), Denise Jabour (psicalista) e Beleni Grando ( antropóloga ) e as coordenadoras: Rita Romanelli,Kátia e Valéria. 

                 Professora Maria da Paz - Após aula entrevista com alunos da rede pública de Belém.
              Reunião com a Doutora Esther, a coordenadora Rita Romanelli e os coordenadores municipais.
 Professoras: Alenilde. Ana Lúcia, Maria da Paz, Maria Aparecida e as coordenadoras: Rita Romanelli e Kátia.
                          Doutora Esther, Coordenadora Valéria e as professoras Alenilde e Ana Lúcia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário